O movimento Slow Fashion!
- Ana Carolina Barros
- 30 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
A proposta da Brasilis Boemia é trazer, para vocês, uma moda mais devagar que respeita o meio ambiente, as pessoas e que também tenha muito estilo! O consumo consciente vêm se tornando um movimento e muitas marcas estão aderindo e seguindo. Mas, infelizmente, ainda há pouca informação sobre o assunto. Então, achamos que seria legal (e importante) explicar um pouquinho aqui no blog.

Vamos falar sobre Slow Fashion, o que é, onde surgiu, por que surgiu, e o por que nós achamos tão importante! O Slow Fashion veio como uma alternativa para quem não acreditava nos conceitos, ultrapassados, do Fast Fashion. Muitas peças de roupa e coleções novas a todo momento são coisas do passado para quem acredita em uma moda consciente e sustentável.
Já percebemos que esses excessos não fazem bem. Excesso de roupa, excesso de consumo, excesso de lixo, causam um impacto negativo sobre o meio ambiente e sobre pessoas.
Fast Fashion x Slow Fashion
Dentro do modelo Fast Fashion nós não sabemos de onde nossas roupas vêm, quem as faz e se essas pessoas estão sendo bem pagas. Mas sabemos que essas roupas viajam quilômetros e mais quilômetros para chegar nas araras. Pois são feitas em países onde a mão de obra é super barata e a carga horária é muito alta! É a segunda indústria que mais polui o mundo (Fonte: Free the Essence), e gasta cerca de 2,5 bilhões de toneladas de água ao ano (Fonte: Treehugger). Sem contar o transporte dessas peças de roupas que é feito por caminhões que liberam CO2 na atmosfera e navios que podem vazar óleo e afins.

Sabendo disso muitas pessoas começaram a fazer diferente. Muitas marcas já estão valorizando o local. As matérias primas naturais ou recicladas estão ganhando espaço e a produção já esta sendo feita em ONGS que trabalham a capacitação de mão de obra e oferecem salários justos.
Por esse motivo o Slow Fashion é uma moda mais devagar, mais atemporal. Nele os estilistas e consumidores prezam por peças que tenham um impacto positivo e que sejam mais exclusivas. Nesse universo o desenho da roupa é levado em conta, o mais do mesmo não tem espaço, nem as tendências de moda. Aqui tudo é feito com mais amor, carinho e cuidado. Aqui existe cooperação e uma rede interligada de pessoas que buscam as melhores formas de criar, trabalhar e, é claro, viver.

O minimalismo e a natureza ganharam lugar e espero que assim o mundo se torne um lugar melhor para todos. Para fazer parte dessa mudança é muito fácil, basta mudar aos poucos o estilo de vida, fazendo opções saudáveis para o corpo, para a mente e para a sociedade. Garanto que a energia que peças de roupa Slow liberando é muito mais positiva e muito mais leve! Podemos mudar o mundo!
Fotos do maravilhoso site Unplash <3
Comments