top of page

Porque Me Desencantei Com a Moda e Escolhi Trabalhar com Consciência

Quando eu entrei na faculdade de Design de Moda eu imaginava que ia ser uma grande estilista que ia quebrar padrões estéticos e comportamentais (Vide Vivienne Westwood na sua era bem Punk), eu queria fazer uma revolução com as roupas. Mas percebi que estava sendo ingênua quando eu entrei para o mercado de trabalho.

"Como assim tudo é feito na China?"

"Não vamos sentar para discutir o nosso próximo tema? E o processo criativo?"

"Vocês estão mesmo copiando a modelagem desse vestido da Daslu para nossa próxima coleção?"

"Vou ter que ficar aqui durante 10 horas do meu dia e fazer mais 3 horas extras sem receber nada?"

"Vamos comprar no Brás e vender com um markup de 5.0, mesmo?"

"Meta de R$300.000 por mês?"

"Tenho que bater a meta se não vou receber menos que um salário mínimo (mesmo trabalhando 12 horas por dia)"

Esses foram os pensamentos que tive durante minha (e de algumas amigas) passagem por diversas áreas do mundo da moda. Foi quando eu percebi que se eu continuasse dentro do sistema tradicional de moda não ia mudar o mundo coisíssima nenhuma. Eu ia, apenas, continuar seguindo padrões. E nada me deixa ansiosa que seguir padrões!

Eu não estou aqui para fazer o que todo mundo faz, eu não quero colaborar com o trabalho escravo, eu não quero participar desse universo de consumo exagerado que visa o enriquecimento de um grupo seleto da população, em detrimento de todo o resto, e eu estou cansada de comprar roupa de qualidade duvidosa da Forever 21.

Eu queria mais! Mas onde esse mais está?

Às vezes o mais é menos e a revolução pela moda pode vir de onde a minha eu de 17 anos nunca imaginaria. Desacelerei, estudei, viajei, assisti documentários, mudei minha atitude com o todo, minha relação com a comida e com o consumo. Cheguei ao ponto de não comprar nada! E aos poucos fui adaptando essa nova visão de mundo para a minha profissão. O mercado, ainda novo, de moda sustentável esta precisando de apoio e força, o que eu quero é que todos conheçam pessoas e marcas incríveis que estão fazendo o bem!

O dinheiro tem que girar e podemos fazer isso de forma positiva e amigável sem causar danos ao meio ambiente e sem prejudicar pessoas. Basta fazermos as escolhas certas!

Eu mudei, você pode mudar também. É Fácil!

Categorias
Arquivo
Facebook
Parceria
Nuvem de Tags
Nenhum tag.
bottom of page